Ministro participa da entrega de obra no Aeroporto de Porto Alegre

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou, nesta terça-feira (19), da entrega da primeira fase das obras de melhoria do Aeroporto de Porto Alegre/RS, previstas no contrato de concessão da Fraport Brasil. Os investimentos privados devem chegar a R$ 1,8 bilhão. As obras estão com 74% de avanço, faltando ainda a ampliação da extensão da pista de pouso e decolagem em 920m. O aumento da pista de 2.280 metros para 3.200 metros, prevista para o final de 2021, permitirá que o aeroporto receba aeronaves maiores, favorecendo o transporte de cargas e o aumento de voos internacionais.

Durante a cerimônia, realizada no terminal de passageiros, o ministro elogiou o trabalho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, citado como “um marco” na história das concessões no Brasil. “O que nós estamos fazendo hoje, celebrando a inauguração de um equipamento importante, na verdade é celebrar o cumprimento de um contrato. Um desenho que foi feito, submetido a um leilão, que despertou o interesse de players internacionais e que está sendo cumprido rigorosamente”, destacou Freitas. “Estamos fazendo a inauguração com o aeroporto funcionando. Já assistimos vários pousos e decolagens no momento em que essa cerimônia acontece. Então nada para. E isso foi feito com muita competência. É um marco, um dia para celebrar, como engenheiro eu fico feliz de ver a obra sendo entregue”.

ENTREGAS - Ao lado do governador do estado, Eduardo Leite, do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, e de executivos da Fraport, o ministro da Infraestrutura destacou o momento positivo para o mercado de aviação no Brasil e os investimentos na aviação regional do Rio Grande do Sul. “Nós vamos investir nos aeroportos de Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo”, afirmou.

Após assumir as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em 2 de janeiro de 2018, a Fraport fez intervenções nos sistemas operacionais, iluminação, banheiros, wi-fi e sinalização. Em dezembro de 2018, foi aberta a nova área de controle de acesso e sala de embarque internacional. Em abril de 2019, foi entregue a nova área de check-in, novo embarque doméstico, novas salas de embarque doméstico e nova área de desembarque doméstico. Em junho deste ano, foi entregue o novo edifício garagem, com cinco pavimentos e mais de 1 mil vagas. Em agosto, foram abertas novas salas de embarque doméstico. Houve também o investimento em novas tecnologias para modernizar as operações e a administração do aeroporto. Até o fim deste ano, a expectativa é disponibilizar maior oferta de lojas e restaurantes.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Alexandre Rocha

Pai da Lívia e apaixonado pelo mar. Pratico SUP, surf e parcimônia. Trabalho com marketing. Estudo dados para gerar inteligência em negócios.

https://www.agenciarocha.com
Anterior
Anterior

SEST SENAT participa de sessão sobre ensino profissionalizante no Senado

Próximo
Próximo

Especialistas internacionais conhecem a unidade do SEST SENAT em Brasília