SETCESP premia empresas do Transporte de Cargas em cerimônia de ações ESG
O evento contou com a apresentação de bailarinos PCDs, uma forma de mostrar um pouco mais a importância da inclusão como questão fundamental na construção de uma sociedade diversa e igualitária. Em cada painel foram apresentados os projetos de todos os finalistas e como os mesmos vem contribuindo para um espaço de trabalho mais consciente, sustentável e humano. Além de mostrar quais ações as empresas do setor vem tomando estão de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015 compondo uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas até 2030.
Em sua nona edição, o “Prêmio de Sustentabilidade”, realizado pela entidade, aconteceu na última quinta (26), e premiou empresas nas seguintes categorias: Responsabilidade Ambiental, onde o ganhador do prêmio foi a empresa Trans Kothe Transportes Rodoviários, com o projeto de “Redução da Emissão de Carbono em Rota de Longa Distância”, que implantou placas solares nas unidades da empresa e em suas carretas, economizando ao todo, cerca de 19.326,75 KW de energia nas unidades prediais, que equivalem a R$ 708 mil.
Na categoria Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, a Braspress Transportes Urgentes levou o prêmio para casa, com o projeto “CAMB” Brasil de Barros - Centro de Apoio ao Motorista Braspress, que aprimorou o cuidado com a saúde e bem-estar dos motoristas. Atualmente, a empresa possui 10 centros de atendimento em todo o Brasil, aumentando em 38% sua produtividade e reduzindo em 26,49% os eventos de segurança.
Responsabilidade Social também foi destaque na premiação, a Transportes Cavalinho, ganhou o prêmio com o projeto “Mini Truck”, uma réplica quase perfeita de um caminhão que funciona como uma iniciativa social e educativa, e convida crianças de até 12 anos a aprender, refletir e multiplicar ações de segurança no trânsito. Ao todo, a iniciativa impactou 2080 pessoas, atendeu 520 crianças diretamente e possui 96 voluntários.
Já a empresa Pizzattolog, levou o prêmio na categoria Governança O projeto “PizzattologESG”, que desde 2018, investiu 5 milhões de reais em projetos com viés sustentável, social e de governança, Através do projeto, a empresa realizou mais de mil horas de treinamento, reduzindo 100% dos acidentes e aumentou em 40% a produtividade da equipe.
Os critérios utilizados pelo júri da premiação consideraram pontos importantes na busca pela sustentabilidade, como estudos e mapeamentos; planejamento, inovação do projeto, perenidade e destinação de recursos; investimentos, metodologias e indicadores.
O 9º Prêmio de Sustentabilidade é uma realização do SETCESP e conta com os seguintes parceiros: CAEPTOX, Mercedes-Benz do Brasil, Consórcio Maggi, De Nigris, FETCESP – Despoluir, IBTS – Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável, Sicredi, Sindipesa, Volvo Autosueco, Volkswagen Caminhões e Ônibus – Apoio: Autotrac, ChildHood - Programa Na Mão Certa, NTC&Logística, PLVB – Programa de Logística Verde Brasil, Raízen.
Sobre o SETCESP :
Fundado em 1936, o SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região), é fruto da união de empresários do transporte rodoviário de cargas (TRC) atuantes na rota entre São Paulo e Santos que necessitavam de uma entidade que fosse intérprete central da luta pelos direitos do segmento. Hoje, com 87 anos, é o maior sindicato patronal do setor na América Latina e protagonista de uma história com grandes conquistas e credibilidade reconhecida por transportadores, órgãos governamentais e representantes da esfera política.
Sempre atualizado nas constantes demandas do TRC, o SETCESP vem sendo crucial e atuante para o desenvolvimento da categoria, não apenas para os 50 municípios que representa na grande região metropolitana de São Paulo, mas também para todo o Brasil. Além disso, a entidade oferece total apoio às mais de 21.000 empresas associadas com informações atualizadas, estudos técnicos, treinamentos, palestras e consultorias jurídica, econômica e operacional, entre outros serviços.
Fonte: SETCESP