IBGE: indústria fecha 2019 com recuo de 1,1%; produção cai em sete locais
Fonte: Rádio Brasil
Economia
A produção industrial caiu em sete dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em 2019, o que levou a indústria brasileira a encerrar o ano com recuo de 1,1%, depois de dois períodos seguidos de crescimento.
O resultado negativo foi puxado, sobretudo, pela crise no setor extrativo dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que fez com que as indústrias desses estados recuassem 5,6% e 15,7%, respectivamente.
O mau desempenho do setor é consequência do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), em janeiro do ano passado.
A indústria capixaba também foi influenciada pela menor produção de óleos brutos de petróleo e gás natural, além da saturação do setor de celulose e papel, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional divulgada nesta terça-feira (11), pelo IBGE.
Os demais resultados negativos do ano foram registrados nas indústrias da Região Nordeste, com queda de 3,1%, e ainda na Bahia, no Mato Grosso, em Pernambuco e no Pará.
Por outro lado, o melhor desempenho industrial de 2019 veio do Paraná, que avançou 5,7%, com o aumento na produção de automóveis e caminhões. Também apresentaram crescimento as indústrias do Rio de Janeiro, Amazonas, de Goiás, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Ceará e de São Paulo.