Caminhão Scania a gás conclui rota de mais de 7 mil quilômetros
A Scania e a Wojtex Transport quebraram o recorde de mais longa rota regular de transporte com um caminhão movido à gás liquefeito na Europa. Em dez dias, uma dupla de caminhoneiros percorreu 7.822 quilômetros entre a Polônia e a Espanha.
O veículo, um R 410, saiu do depósito da Wojtex Transport, perto de Białystok, na Polônia, com destino à Espanha. A viagem foi um desafio muito grande de planejamento, já que a empresa teve que fazer um levantamento muito eficiente dos postos que tinham gás liquefeito à disposição.
Apenas um dos endereços estava errado, e o caminhão acabou tendo que viajar 50 quilômetros a mais para chegar à uma estação de abastecimento na região da Bretanha, na França. Outra estação, no sul da França, estava fechada, e os caminhoneiros decidiram seguir viagem. Já haviam percorrido 930 quilômetros com o tanque cheio, mas descobriram que ainda tinham cerca de 20% de gás nos tanques.
Ao longo da viagem, os motoristas foram relatando suas experiências. Uma das mais curiosas é que o valor do gás liquefeito varia mais de 40% de um país para outro.
Łukasz Kubicki e Kamil Zieliński, os motoristas do pesado, adoraram a experiência e saíram muito satisfeitos com o aprendizado.
“É bom aprender como tudo funciona, isso será muito útil para as próximas viagens”, diz o motorista Kamil Zieliński. “No geral, estamos muito felizes e o caminhão é maravilhoso. E o consumo de combustível é baixo! Com uma média de 22,8 kg/100 km e na última etapa de nossa viagem de Berlim a Białystok, descemos para 22,3 kg/100 km”.
O gás liquefeito é medido em quilos e equivale aproximadamente a litros.
A empresa Wojtex Transport tinha 30 caminhões e atendia quase somente a Rússia, mas, com a imposição de sanções, a empresa mudou suas rotas para a Europa, e atualmente opera 18 caminhões Euro 6.
Atualmente a empresa planeja uma nova rota, de 12 mil quilômetros, com o seu Scania R 410 a gás.
FONTE: Blog do Caminhoneiro