Scania encontra o dono do primeiro caminhão V8 produzido pela marca
O sueco Henrik Olsson, hoje com 81 anos, foi o primeiro cliente da Scania a confiar em um caminhão V8. Ele comprou o primeiro caminhão LBT140, logo após seu lançamento, no final da década de 1960.
A Scania só conseguiu encontrar o proprietário graças a um trabalho de detetive de muitos entusiastas da montadora.
“Sempre tive paixão por novas tecnologias – agora estou dirigindo eletricamente”, diz Henrik Olsson, hoje com 81 anos.
No final da década de 1960 ele precisava de um novo caminhão. Seu velho Scania LS76 precisava ser aposentado. O caminhão era usado para transporte de madeira nas florestas de Värmland, no oeste da Suécia. Após fechar a compra de um caminhão convencional, com motor 6 cilindros, o vendedor entrou novamente em contato com Olsson.
“Ele disse que ouviu um boato sobre o lançamento de um modelo completamente novo, um V8”, lembra Olsson, “e se perguntou se eu estaria interessado em me tornar a primeira pessoa a comprar um LBT140”.
A escolha do modelo foi lógica. Eram 350 cavalos de potência, algo excepcional para a época. O LS76 tinha 260 cv de potência. Como o uso do caminhão era praticamente todo em estradas inclinadas, Olsson disse que o LBT140 passou mais segurança.
O caminhão foi usado severamente, e era tão potente, que quebrou a caixa de câmbio algumas vezes. Nessas ocasiões, o serviço da Scania foi excelente, revela Olsson.
Olsson administrou sua empresa por 20 anos, e após isso, vendeu o negócio, tornando-se funcionário da associação de transportadores da província de Värmland. Agora aposentado, ele mantém uma paixão por veículos.
“Sempre me interessei por novas tecnologias, então é claro que fiquei curioso. Dirigir um veículo elétrico é uma ótima sensação; o carro reage instantaneamente, sente-se poderoso e é completamente silencioso. Eu adoraria começar de novo como motorista para poder dirigir caminhões elétricos”, finaliza Henrik Olsson.
O LBT140 foi usado por mais de 600 mil quilômetros pela empresa de Olsson, e após isso foi vendido. O paradeiro atual é desconhecido.
FONTE: BLOG DO CAMINHONEIRO