Veículo autônomo e elétrico fará 1ª operação na Suécia

A Volvo Trucks e a DFDS, empresa de balsas e logística, firmaram um acordo para o uso de um veículo de carga autônomo e elétrico. Batizado de Vera, o veículo vai transportar mercadorias entre um centro de logística e um terminal portuário em Gotemburgo, na Suécia. Trata-se da primeira operação real do Vera, que vai trabalhar em um sistema conectado de fluxo contínuo de mercadorias.

O sistema autônomo é monitorado por um operador em uma torre de controle. A solução foi apresentada em 2018 para atuar no transporte com alta repetição, como em fábricas e portos. As adaptações de infraestrutura fazem parte da implementação do sistema de transporte, incluindo portões automatizados nos terminais.

O uso do Vera em um cenário real dará oportunidade de desenvolvê-lo – com avanços em tecnologia, gestão de operações e adaptações de infraestrutura – para um próximo nível, a criação de um sistema conectado com vários veículos monitorados por uma torre de controle.

Isso vai permitir um fluxo de transporte contínuo e constante. Este é o primeiro passo para implementar o Vera em uma operação de transporte em estradas públicas, predefinidas dentro de uma área industrial. Segundo a Volvo Trucks, todas as precauções necessárias para uma operação segura de transporte autônomo serão tomadas.

Fonte: Volvo

Alexandre Rocha

Pai da Lívia e apaixonado pelo mar. Pratico SUP, surf e parcimônia. Trabalho com marketing. Estudo dados para gerar inteligência em negócios.

https://www.agenciarocha.com
Anterior
Anterior

Governo anuncia Plano Safra com R$ 225 bi para produtores

Próximo
Próximo

Scania encontra o dono do primeiro caminhão V8 produzido pela marca