Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado do Rio Grande do Norte

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Fim da tolerância de 7.5% para pesagem de Biodiesel e Cimento Asfáltico

Acaba tolerância de 7,5% do PBT ou PBTC para fiscalização de veículos de carga por balança rodoviária ou por meio de Nota Fiscal, que estiverem transportando Biodiesel (B-100) ou e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) estabelecida pela Resolução Contran nº 503 de 2014.

O aumento de 5% para 7,5% no percentual de tolerância na fiscalização de peso dos veículos que estiverem transportando produtos classificados como Biodiesel (B-100) e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), por meio de balança rodoviária ou por meio de Nota Fiscal, foi estabelecido pela Resolução CONTRAN Nº 503, de 23/09/2014.

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SEBASTIAO DANTASComment
Impasse entre partes paralisa nova tabela de frete

Apesar do esforço do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em busca de um consenso em torno da tabela de fretes, as negociações desandaram nos últimos dias, após os embarcadores se irritarem com as condições da nova proposta do governo.

Freitas chegou a propor mesas de negociação entre embarcadores (empresas contratantes de frete), transportadoras e caminhoneiros autônomos por setor da economia. O ministro vinha incentivando um acordo privado entre eles, com a promessa de que a tabela deixaria de ser obrigatória e serviria apenas como uma referência para os preços de frete.

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SEBASTIAO DANTASComment
Presidente da CNT critica proposta sobre tabela de frete: “Vai dar tão certo quanto no governo Dilma”

Grandes transportadoras se mobilizam para barrar uma tabela de fretes que fixe margens de lucro e cota de transporte para caminhoneiros autônomos. A categoria participa das negociações entre o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e os líderes de caminhoneiros autônomos. A Confederação Nacional dos Transportes (CNT), por exemplo, está nas negociações há cerca de 30 dias.

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SEBASTIAO DANTASComment
COMUNICADO CONET DE AGOSTO DE 2019

Seguindo a sistemática de apuração semestral de índices que indiquem a variação de fretes do segmento transportador rodoviário de cargas, a pesquisa realizada pelo DECOPE/NTC no mês de julho último aponta para uma defasagem média no frete recebido pelo transportador em relação ao custo apurado de 16,0%, sendo de 8,0% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 20,0% nas com cargas lotações.

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SEBASTIAO DANTASComment
Ministro assina arrendamento do Porto de Cabedelo

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou, na segunda-feira (29), o contrato de arrendamento no Porto de Cabedelo (PB) e nove contratos de adesão de Terminais de Uso Privado (TUPs). A estimativa é de que a medida vá garantir investimentos de mais de R$ 500 milhões e ampliar a movimentação de cargas nas regiões Norte, Sul e Nordeste.

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SEBASTIAO DANTASComment
EUA buscam parceria preferencial em infraestrutura com o Brasil

O secretário de Comércio dos Estados Unidos (EUA), Wilbur Ross, disse  na quinta-feira (1º/8) que as empresas norte-americanas querem ampliar a participação em projetos de infraestrutura da América Latina e, em especial, no Brasil. Em discurso a empresários latino-americanos, Ross se disse impressionado com os planos do Ministério da Infraestrutura brasileiro para o setor.

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SEBASTIAO DANTASComment
Impasse da Tabela de Fretes deve ser resolvido essa semana

A Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (Tabela de Frete) foi criada no ano passado, após a greve de caminhoneiros que parou o Brasil. De lá para cá, além de não funcionar como deveria, sempre ficou envolta em polêmicas.

A mais nova foi a publicação da Resolução nº 5.849/2019 da ANTT, que alterou as regras da criação dos valores da tabela. Essa nova resolução estabeleceu as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos para o frete rodoviário.

Apesar disso, os caminhoneiros ficaram descontentes com a nova resolução, que baixou valores e reduziu o lucro dos motoristas.

A resolução foi suspensa pela ANTT apenas dois dias depois de entrar em vigor, no dia 22 de julho, e governo e caminhoneiros vêm tendo reuniões para acertar os novos valores.

De acordo com as informações, a nova resolução para tratar da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas deverá ser publicada nesta semana, com os valores corrigidos.

A nova tabela de fretes, publicada na resolução 5.849, além de alterar o valor por quilômetro rodado, adicionou novos tipos de cargas, 11 no total, e também o Coeficiente de Carga e Descarga. Apesar disso, ficaram de fora da conta os valores de pedágio, custos do caminhoneiro, como alimentação e diárias, e o lucro da viagem. Foi essa diferença no cálculo que motivou algumas ameaças de greve de caminhoneiros pelo país.

Mesmo sendo considerada a tábua de salvação do transporte rodoviário, a tabela de fretes é questionada por entidades que representam o agronegócio, inclusive quanto à sua constitucionalidade.

O STF deve julgar duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra a tabela de fretes no dia 04 de setembro.

FONTE: Blog do Caminhoneiro

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Scania França apresenta a série especial Legend V8

Em 2019, o motor V8 da Scania comemora 50 anos de existência. O LB 140 foi o primeiro modelo da marca a sair de fábrica com o poderoso V8 em baixo do capô, em 1969. Para comemorar essas bodas de ouro, a Scania tem apresentado algumas séries limitadas regionais. Agora foi a vez da França, que apresentou a série especial Legend V8.

O caminhão é inspirado no lendário Scania R 143, que era equipado com um motor V8 de 14 litros, com 450 cavalos de potência, que foi vendido na Europa de 1987 até 1996.

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Governo de São Paulo concederá 1.200 km de rodovias

Foi lançado, na última quarta-feira (24), pelo governo do Estado de São Paulo o edital de concorrência para a concessão de 1.273 quilômetros de rodovias do lote Piracicaba-Panorama. A parte que será concedida terá investimentos previstos na ordem de R$ 14 bilhões ao longo de 30 anos de contrato, sendo que cerca de R$ 1,5 bilhão deverá ser investido nos dois primeiros anos de contrato.

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Cargas gerais incrementam ganhos para a cabotagem

A CNT divulgou mais uma edição do Economia em Foco, uma publicação que aborda temas e novos cenários que impactam as atividades de transporte. Na edição de julho de 2019, a análise mostra que a cabotagem, a qual geralmente é associada ao transporte de combustível, registrou uma leve mudança de eixo em 2018, quando o assunto são cargas transportadas, o que contribuiu, em alguma medida, para aumentar a porcentagem de ganhos para o modal aquaviário.

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Tabela de frete impulsiona crescimento de 18%

A tabela do frete instituída no governo Temer e editada, agora, na gestão Bolsonaro, com o objetivo de beneficiar os caminhoneiros, não trouxe o efeito esperado pela categoria desde 2018 e, ao contrário do que se imaginava, tem contribuído para a diversificação dos modais logísticos do Brasil. Moeda de troca para o fim da greve no ano passado, em 2019, segundo os caminhoneiros, a medida já não os paga o suficiente, mas elevou os custos dos produtores e forçou a busca por alternativas que tentam ganhar espaço frente à alta concentração rodoviária no País. De acordo com a consultoria Ilos, entre os meses de junho do ano passado e abril de 2019, o volume transportado entre portos da costa brasileira (cabotagem) apenas de contêiner cresceu 18,2%, percentual elevado a 21%, se considerado só o primeiro quadrimestre deste ano.

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