DNIT conclui obras de transposição da linha férrea em Botucatu/SP
Melhoria na mobilidade urbana e redução de riscos de acidentes. É o que a população de Botucatu, em São Paulo, passou a experimentar a partir da conclusão, este final de semana, de um conjunto de obras executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT que inclui a transposição da linha férrea, uma rotatória para distribuição de tráfego e um canal para escoamento de águas pluviais. O empreendimento também assegura melhorias ao tráfego ferroviário.
As obras tiveram início em agosto de 2017. O viaduto de 140 metros sobre a linha férrea e o rio Lava-pés liga a avenida Zenon Lotufo à estrada Alcides Soares, via de acesso ao Campus da Universidade Estadual Paulista - UNESP e à zona industrial do município, eliminando uma volta superior a sete quilômetros em perímetro urbano. As obras a cargo do DNIT estão concluídas. A Prefeitura Municipal ainda vai terminar a parte que lhe cabe no empreendimento: implantação de um trecho de 700 metros em asfalto e sinalização.
Ministro apresenta programa de concessões a embaixador da Austrália no Brasil
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu na manhã desta segunda-feira (2/12), em Brasília, o embaixador da Austrália no Brasil, Timothy Kane, e destacou as oportunidades de negócios no setor de transportes em terras brasileiras, além de apresentar o programa de concessões de ativos de infraestrutura do Governo Federal.
“O governo do presidente Jair Bolsonaro tem o maior e mais sofisticado programa de concessões de ativos de infraestrutura do mundo. Nossos ativos são bons, a remuneração é interessante e estamos removendo riscos”, afirmou Freitas. “Existe interesse claro dos investidores estrangeiros pelo país, porque os juros estão baixos em termos globais e o retorno dos nossos projetos é atrativo. Temos um plano muito bem definido e distribuído ao longo de quatro anos”, concluiu o ministro.
Nova Unidade SEST SENAT - Cajazeiras-PB
O Presidente do SETCERN – Sr. Sebastião Segundo Dantas, na condição de Conselheiro, esteve prestigiando a inauguração da nova unidade do SEST SENAT em Cajazeiras/PB, na companhia do Presidente do SETCEPB, o Sr. José Arlan Rodrigues. O evento ocorreu no dia 29 de novembro de 2019, com representantes do TRC, Sindicatos, representantes do transporte e representantes políticos da cidade.
Posse FETRANSLOG
Em cerimônia realizada na cidade de Fortaleza, CE no dia 27 de novembro foram empossados os membros da Diretoria da FETRANSLOG - Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste, esta composta pelos sindicatos do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. A Fetranslog tem como presidente o Sr. Clóvis Nogueira, também presidente do SETCARCE e dentre os diretores do SETCERN, Sr. Sebastião Segundo Dantas na função de 1º Tesoureiro e o Sr. Ivo Nilson Lopes de Medeiros, na função de 2º Tesoureiro da Federação.
Concomitantemente com a posse da Fetranslog foi realizada também a entrega dos troféus Otacílio Correia e Mérito SETCARCE para personalidades do setor de cargas, dentre eles o Presidente da CNT, Sr. Vander Costa.
Como foi a Expolog 2019
A Expolog este ano reuniu integrantes do setor logístico, dos sindicatos, das federações, da confederação e do comércio exterior, de transporte, exportadores e importadores, além de interessados em mercados globais, estiveram reunidos no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nos dias 27 e 28 de novembro. Contou com a presença do Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado do Rio Grande do Norte - SETCERN, Sr. Sebastião Segundo Dantas e também com o Vice-Presidente, Sr. Ivo Nilson Lopes de Medeiros.
Reunir em um mesmo ambiente os principais players do setor logístico, do comércio exterior, de transporte, como exportadores e importadores que integram a cadeia produtiva da logística, além de empresas interessadas em mercados globais foi o objetivo principal da Expolog 2019 – Feira Internacional de Logística e do 14º Seminário Internacional de Logística.
Mobilizar os integrantes desses segmentos para debates e exposições de produtos e serviços foi também promover a integração e a possibilidade da geração de negócios entre eles, ampliando a competitividade dos setores e as possibilidades de exploração dos modais existentes no Nordeste, no Brasil e no mundo.
FONTE: SETCERN
Ministério lança aplicativo para monitoramento de licenças ambientais
O Ministério da Infraestrutura lançou, nesta terça-feira (26), o aplicativo para celulares do Sistema de Gestão de Licenciamento Ambiental (Sigesa). A versão mobile do sistema está disponível na Play Store e App Store. A partir do download, o cidadão terá acesso às informações sobre o processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos de infraestrutura de transportes terrestres. Será possível acompanhar todas as etapas do licenciamento ambiental, como o lançamento de dados, a entrada no órgão responsável, as análises realizadas, as exigências, as licenças e as condicionantes.
“Chegamos no momento de dar poder ao cidadão para poder acompanhar os empreendimentos que interessam, verificar como está sendo feito o processo e, de certa forma, até mesmo interferir solicitando maior agilidade ou cumprimento de metas”, afirma o coordenador-geral de gestão ambiental e territorial, Paulo César Dias de Alencar.
Portos paranaenses terão operação sem restrição no período noturno
A partir de agora, os portos paranaenses terão operação sem restrição no período noturno. A novidade foi resultado do esforço conjunto das autoridades Portuária e Marítima, Praticagem e Operadores. Com isso, a norma de tráfego e permanência nos portos de Paranaguá e Antonina foi atualizada. As regras foram equalizadas para os dois períodos do dia.
Essa atualização trata, especificamente, do capítulo 8 das normas, que deixa igual “calado diurno e noturno”. Ou seja, permite que os navios entrem e saiam em plena carga (segundo o limite permitido), em qualquer período do dia. O calado é a medida que vai da linha ou superfície da água até o ponto mais baixa da embarcação (quilha). É o quanto o navio é autorizado a submergir, quando carregado.
Presidente da CNT é homenageado na Fetranslog em Fortaleza
O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, recebeu, na noite dessa quarta-feira (27), o Troféu Otacílio Correia, concedido pelos relevantes serviços prestados aos setores de transporte e logística no Brasil e no Ceará. A homenagem foi realizada durante a Expolog 2019 – XIV Seminário e Feira Internacional de Logística, que ocorre em Fortaleza (CE).
“Receber um troféu que leva o nome de Otacílio Correia, um empreendedor e visionário do transporte, me deixa muito honrado”, disse Vander Costa. Ele também falou sobre os desafios enfrentados por quem atua na atividade transportadora: “o trabalho que desempenhamos é responsável por movimentar as riquezas deste país. É o transporte que move o Brasil. E nessa nossa luta diária, enfrentamos inúmeros desafios. Convivemos com o excesso de burocracia, com a falta de infraestrutura adequada, com a elevada carga tributária”. Nesse sentido, fez um convite aos transportadores presentes para uma atuação conjunta em prol do desenvolvimento da atividade transportadora e do Brasil. “Tenho a certeza de que podemos fazer muito mais por esse país. Como representante máxima dos transportadores, a CNT tem trabalhado de maneira articulada para colocar as demandas do transporte na agenda prioritária do poder público. O Sistema CNT está de portas abertas para receber as demandas, as propostas, as sugestões de vocês e trabalhar para tornar a nossa atividade cada vez mais competitiva”, concluiu.
NTC&Logística elege novo presidente e vice em Assembleia Geral em Brasília
A Associação Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas - NTC&Logística elegeu nesta quinta, 28, Francisco Pelucio como novo presidente da entidade, o ex-diretor financeiro comandará a entidade para o próximo triênio, sucedendo José Hélio Fernandes, que presidia desde janeiro de 2014. Pelucio foi o candidato único indicado à presidência pelo Conselho Superior da Associação e o início de sua gestão será em 1° de janeiro de 2020, quando se tornará o 14° presidente a comandar a entidade. O empresário e atual presidente da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi, será o Vice-presidente juntamente com Pelucio.
Perfil do novo presidente
Sempre muito atuante nas entidades de representação empresarial de um setor responsável por mais de 65% da circulação e distribuição de produtos no país, Francisco Pelucio foi presidente da então ABTF - Associação Brasileira de Transportadores Frigoríficos, da ABTI - Associação Brasileira de Transporte Internacional e do SETCESP - Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, o maior do Brasil em seu segmento econômico. Ocupou anteriormente outros cargos relevantes na Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo e na própria NTC&Logística.
Empresa tem inscrição estadual cassada após armazenar mercadoria roubada
Uma distribuidora de bebidas teve sua inscrição estadual cassada pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) após uma carga roubada ser descarregada e armazenada em um galpão da empresa. Na sexta-feira (22), o Fisco Estadual publicou no Diário Oficial a notificação da cassação.
A carga avaliada em R$ 300 mil foi roubada em um posto de gasolina, em Cuiabá, no mês de outubro. Durante uma ação policial, realizada no dia 31 de outubro, o veículo com as bebidas foi identificado e suspeitos foram detidos.
De acordo com a Unidade de Inteligência Fiscal e Monitoramento (UIFM), a cassação da empresa só foi efetuada após a conclusão das diligências policiais. A medida foi adotada de forma inédita pela Sefaz, tendo como embasamento a Lei nº 10.258/2015. A legislação prevê que a inscrição estadual pode ser cassada nos casos em que a empresa adquirir, distribuir, transportar, estocar, revender ou expor à venda quaisquer bens de consumo, gêneros alimentícios ou quaisquer outros produtos industrializados fruto de roubo ou furto.
Fim dos buracos na MT-100 estimula escoamento
"Estou achando isso aqui agora uma maravilha, porque não havia condições de passar pela estrada, era só buraco com muita gente atolando no meio do asfalto”. Essa foi a forma que o motorista de caminhão Nelson Bacani, que atua na profissão há 38 anos, encontrou para definir sua avaliação quanto à recuperação de um trecho de quase 100 quilômetros da rodovia MT-100, localizada entre Alta Araguaia e Alto Taquari, no entroncamento de três estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
A estrada foi totalmente restaurada pela empresa Via Brasil MT 100–Concessionária de Rodovias S.A, que detém a concessão da via repassada à iniciativa privada há um ano pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). O governador Mauro Mendes entregou oficialmente a primeira fase de melhoria da rodovia no dia 11 de novembro. Conforme a concessionárias, em 12 meses foram investidos R$ 50 milhões na recuperação do percurso.
Qual é o impacto da Reforma Tributária para as Transportadoras?
Ninguém duvida que precisamos de uma Reforma Tributária que simplifique as regras, não aumente a carga tributária, traga mais justiça fiscal e segurança jurídica para garantir o desenvolvimento econômico do Brasil.
Embora, o art. 155, § 2º, I da Constituição Federal determine que o ICMS será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado.
SEST SENAT realiza grande ação nacional pela segurança nas rodovias
Não é novidade que trafegar pelas rodovias brasileiras é conviver com a insegurança, seja pelo número elevado de acidentes ou pelos roubos de cargas que causam prejuízos bilionários. As estatísticas são bastante preocupantes: a cada dia, 14 pessoas perdem as vidas nas rodovias federais brasileiras, segundo dados do Painel de Acidentes da CNT. Somado a esse prejuízo irreparável, estão os roubos a veículos de cargas, que em 2018 chegaram a mais de 22 mil registros no país e também colocam em risco a vida de muitos motoristas profissionais, de acordo com balanço divulgado pela NTC&Logística.
Atento a esse cenário, o SEST SENAT realiza entre os dias 25 e 29 de novembro, uma grande mobilização nacional para levar informações e orientações aos transportadores sobre os cuidados necessários para garantir mais segurança durante as viagens.
Câmara aprova dispensa de farol aceso durante o dia em rodovias integradas a áreas urbanas
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou nesta quinta-feira (21) projeto de lei que dispensa o uso de faróis baixos durante o dia em estradas e rodovias integradas a áreas urbanas. A obrigação de farol aceso nas rodovias brasileiras surgiu com a Lei 13.290/16.
O texto aprovado também exige que as luzes de rodagem diurna se tornem equipamentos obrigatórios nos novos veículos a partir do quarto ano de vigência da lei, na forma e no prazo a serem estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essas luzes equivalerão ao uso dos faróis quando em trânsito nas estradas e rodovias.
Justiça exclui motorista da base de cálculo para contratação de aprendiz
A Justiça do Trabalho acolheu pedido do SITRAN Chapecó e autoriza a exclusão de motoristas da base de cálculo para contratação de menor aprendiz. O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística questionava a fórmula para definir o número mínimo de aprendizes que as empresas do setor de Transporte Rodoviário de Cargas deveriam contratar.
Na decisão, o juiz que julgou o caso, Osmar Theisen, da 4ª Vara do Trabalho de Chapecó, argumenta que tendo em vista que a função de motorista profissional exige habilitação especial, “tal função não deve compor a base de cálculo da cota de aprendizes”. Justifica que se a empresa “não pode contratar o aprendiz para determinada função”, pelos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, “a função não pode compor a base de cálculo para a contratação de aprendiz”.
Registro de Chapa
Em conformidade com o Estatuto Social do SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGAS E LOGISTICA DO ESTADO E LOGISTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – SETCERN, foi registrada a chapa abaixo no dia 14 de novembro de 2019, para concorrer às eleições a serem realizadas no dia 10 de dezembro de 2019, para o quadriênio que inicia em 01 de janeiro de 2020 e termina em 31 de dezembro de 2023.
Empresas Randon registram crescimento superior a 20% nas receitas até setembro
Após apresentar um primeiro semestre com índices de crescimento em praticamente todos os indicadores, as Empresas Randon reforçam a consistência de seus resultados, entregando mais um trimestre com boa performance. No acumulado de 2019, a receita bruta total atingiu R$ 5,5 bilhões, aumento de 26,2% no comparativo com os nove meses de 2018. Em linha com este crescimento, está a evolução de 24,8% da receita líquida consolidada, que somou R$ 3,8 bilhões nos nove meses de 2019. O lucro bruto foi de R$ 954,7 milhões, com margem bruta de 25,1% e o EBITDA consolidado avançou 21,8%, e somou R$ 530,1 milhões nos nove primeiros meses do ano.
O crescimento das receitas se deve principalmente à retomada do mercado doméstico, pois no mercado externo fatores como a disputa comercial entre China e EUA e a instabilidade econômica da Argentina afetam os negócios e apresentam desafios, seja pela redução da demanda ou pela diminuição da confiança para novos investimentos. A expectativa para os próximos meses é de um cenário positivo para a indústria de implementos rodoviários e de caminhões no Brasil. Mais detalhes serão abordados na áudio-conferência de resultados da Companhia, que acontecerá amanhã (14/11) e pode ser acessada pelo site de relações com investidores da Randon.
Pedágios em rodovias estaduais deverão aceitar o pagamento em cartão de crédito ou débito
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) emitiu parecer favorável ao projeto de lei 426/2019, de autoria do deputado estadual Silvio Fávero (PSL), que institui a cobrança de pedágio em rodovias estaduais, por moeda corrente, cartões de crédito ou débito e pelo sistema de cobrança automática. Atualmente, os pagamentos nas praças estaduais têm sido efetuados com notas, moedas ou pelo sistema de Identificação Automática de Veículos (AVI), conhecida também por TAG.
SINDIPESA comemora 30 anos de atividades
Fundado em 1989, o SINDIPESA – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais comemora seus 30 anos. Por iniciativa de empresários, o sindicato nasceu com o objetivo de prover serviços e representar as empresas especializadas em transporte e movimentação para a indústria de bens e capitais.
Infraestrutura lança nova Carteira Digital de Trânsito
O Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lançou, nesta segunda-feira (18), a nova Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store, e chega agora com um novo layout e novas funcionalidades. O lançamento, realizado pelo secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério, Marcello da Costa, durante a abertura do Salão Duas Rodas, em São Paulo, faz parte do Programa de Transformação Digital do Governo Federal, que tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão, reduzir processos e gerar mais economia aos cofres públicos.