Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Petróleo tem pior semana desde a crise financeira de 2008

Os preços do petróleo encerraram na última sexta-feira, 13, a pior semana desde a crise financeira de 2008. Dessa forma, o preço do petróleo sofreu sua pior baixa em função da pandemia de coronavírus e dos esforços da Arábia Saudita e aliados para inundar o mercado com níveis recordes de oferta.

A rara combinação de choques severos tanto de oferta quanto de demanda levou o mercado de petróleo ao colapso. Além disso, produtores de todo o mundo se preparam para um inesperado excesso do combustível fóssil a partir das próximas semanas.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Nota Oficial - Coronavírus (COVID-19)

Diante da pandemia do coronavírus, que atinge todo o planeta, e, seguindo as orientações das autoridades de saúde pública no Brasil, a NTC&Logística tomou medidas internas para evitar a disseminação do vírus. Reuniões e eventos estão suspensos, mas, nosso atendimento continua, de preferência, por telefone, e-mail ou whatsapp.

Para evitarmos o avanço da COVID-19, e suas consequências para a saúde da população e o impacto na economia, manifestamos máxima preocupação e orientamos que nossos associados adotem as medidas orientadas pelos especialistas, preservando suas famílias, seus colaboradores e seus clientes.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Em ofício ao Congresso, ministro Guedes pede reformas para conter crise

Diante do agravamento da crise econômica internacional, o ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou ontem (10) à noite aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbe (DEM-AP), ofício em que pede a aprovação de propostas consideradas prioritárias pela equipe econômica. Ao todo, Guedes listou 14 projetos de lei, três propostas de emenda à Constituição e duas medidas provisórias em tramitação no Congresso.

No documento, o ministro ressaltou a importância da aprovação das propostas até a metade do ano. “O esforço para a aprovação, neste semestre, das matérias listadas tem a capacidade de proteger o Brasil da crise externa”, destacou. Segundo Guedes, somente com a continuidade de reformas estruturais que reduzam os gastos obrigatórios, o governo terá espaço no orçamento para estimular a economia.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Tabela de Frete: se aceita, nova proposta discutida entre as partes no STF excluirá CIOT

A audiência realizada nesta terça-feira (10), no STF (Supremo Tribunal Federal), para tratar sobre um possível entendimento a respeito das ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) nºs 5.956, 5.959 e 5.964, ajuizadas respectivamente pela ATR Brasil (Associação Transporte Rodoviário Carga Brasil), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CNA (Confederação Nacional da Agricultura), sobre a tabela de frete, terminou sem acordo.

A reunião foi um pedido da AGU (Advocacia-Geral da União), que solicitou ao ministro Luiz Fux a realização de mais uma audiência, no gabinete do ministro, como última tentativa de buscar a conciliação entre governo, caminhoneiros e empresários.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

ANTT amplia novamente o prazo para IPEFs se adequarem ao CIOT para todos

A ANTT publicou no Diário Oficial da União de hoje 11 de março, a resolução 5.873, que altera a Resolução 5.862, de Dezembro de 2019, que regulamentou o cadastro da operação de transporte para geração do Código Identificador da Operação de Transporte, conhecido como Ciot para Todos.

A resolução 5.862 entrou em vigou no último de 17 de janeiro, e as Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEF) teriam um prazo de 15 dias para adequar seus sistemas informatizados, a contar da data de entrada em vigor da Resolução.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Comissão sugere criação do Serviço de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou a transformação em indicação (INS) projeto que propõe a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência (Senapd). Agora, a Indicação será numerada e seguirá para leitura no Plenário do Senado, não precisando passar por votação. Em seguida, será enviada ao presidente da República.

O PLS 171/2017 foi apresentado pelo senador Romário (Podemos-RJ) para autorizar o Poder Executivo a instituir novo serviço social autônomo no Brasil, especializado na educação e capacitação laboral das pessoas com deficiência. O texto original de Romário será enviado como sugestão para que a Presidência da República encaminhe projeto de lei propondo a criação do Senapd.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Coronavírus pode comprometer exportações brasileiras

Aos poucos, começa a ficar claro o quanto o a epidemia do novo coronavírus (Covid-19) afeta a atividade portuária brasileira, com impacto nas importações e nas exportações. A frequência de chegada de navios chineses foi visivelmente afetada e já provoca o desabastecimento em hubs voltados para montagem de produtos eletrônicos, como a Zona Franca de Manaus. Outro efeito colateral, que deve ficar evidente na segunda quinzena do mês, é a escassez de contêineres.

Em seu relatório mais recente, a Maersk - maior empresa de logística integrada de contêineres do mundo - aponta que a China está em fase de recuperação e opera com 80% da capacidade industrial. No entanto, os dias parados por conta da quarentena provocaram atraso nos principais terminais do país, localizados em Xangai, Xingang, Tanjin e Ningbo. No informe, a empresa confirma que alguns terminais estão cobrando de seus clientes “taxa de congestionamento” para carga refrigerada desde o final de fevereiro. Exportadores de frutas, vegetais e carne congelada são aconselhados a buscar portos alternativos.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

SETCESP inaugura nova central de atendimento em Barueri

O SETCESP quer estar cada vez mais próximo das transportadoras. Para isso, está expandido a sua atuação e levando seu atendimento a outros munícipios da região metropolitana. Agora chegou a vez, da região de Barueri, cidade na qual foi inaugurada, no último dia 10 de março a segunda CAS – Central de Atendimento SETCESP.

“Precisamos expandir nossa atuação, sair das nossas paredes e estar ao lado dos empresários, conversando e entendendo sobre quais são os principais problemas deles e como podemos ajudá-los a enfrentar os obstáculos. Porque as empresas associadas ao SETCESP têm que ser mais rentáveis”, declarou Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração da entidade, durante a cerimônia de inauguração.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Governo estuda acabar com taxa extra para voo estrangeiro

O Ministério da Infraestrutura avalia usar a chamada MP do Turismo, editada no fim de 2019, para incluir o fim do adicional de tarifa de embarque pago para voos estrangeiros, de US$ 18. Apesar de qualquer mudança só valer a partir de 2021, por motivos orçamentários, o governo gostaria de ver o tema endereçado ainda neste ano, como forma de sinalização ao mercado.

O secretário nacional de Aviação, Ronei Saggioro Glanzmann, já discutiu o assunto com o relator da MP, deputado Newton Cardoso Jr. (MDB-MG).

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Ministro diz que governo construiu uma agenda para atender os caminhoneiros

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, comentou a relação do governo Jair Bolsonaro com os caminhoneiros em entrevista exclusiva ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, nesta sexta-feira (6). Na avaliação dele, existe uma “interlocução respeitosa”, além da procura por parte do Ministério em atender as principais demandas da categoria.

“A interlocução tem sido muito respeitosa com os caminhoneiros. Temos feito reuniões bimestrais e construímos uma agenda de trabalho para entender os problemas e demandas dos caminhoneiros”, disse.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Anvisa amplia normas de vigilância contra o novo coronavirus nos portos

A Anvisa emitiu uma nova nota técnica que amplia a vigilância contra o novo coronavirus em porto como o de Santos, no litoral de São Paulo, o maior do país. A chegada de navios que passaram por um dos países onde foram registrados casos da doença, até 30 dias antes de atracarem no cais santista, deve ser comunicada às autoridades portuárias.

De acordo com a nova nota técnica da Anvisa, emitida na quinta-feira (27/02), as embarcações com histórico de viagem para as áreas com transmissão local do Covid-19, nos últimos 30 dias, deverá apresentar o Livro Médico de Bordo ao solicitar a emissão de Certificado de Livre Prática.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Presidente do SETCEPE, Moacyr Costa, recebe Medalha JK

O presidente do SETCEPE (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas, Armazenagem e Logística no Estado de Pernambuco), Moacyr Costa, foi homenageado com a Medalha JK, no grau "Oficial".

A solenidade ocorreu no último dia 04/03, na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília.

Moacyr Costa recebeu a honraria das mãos do presidente da Fetracam (Federação da Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste), Nilson Gibson Sobrinho.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Bolsonaro defende mudanças na tributação dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender mudanças na tributação dos combustíveis brasileiros neste domingo (8/3). Ele disse que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é de competência dos estados, deve ser cobrado sobre o preço da refinaria e não da bomba de combustível.

"Pela quinta vez no ano baixamos o preço do combustível. Na última, foi 5% na refinaria. E quanto baixou na bomba? Zero. Esse é o brasil. E, quando eu falo de quem é a responsabilidade, o pessoal faz listinha, assinam 15, 20 personalidades para darem pancada em mim. Eu estou atingindo o governador? Não estou atingindo. Estou mostrando a realidade", afirmou Bolsonaro, em vídeo que foi gravado ao lado do piloto Emerson Fittipaldi em uma churrascaria de Miami.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Bolsonaro afirma que não existe possibilidade do governo aumentar a CIDE dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 9/3, que vai manter a política de preços da Petrobras e que o governo não vai aumentar impostos sobre combustíveis em meio à queda global do preço do petróleo, se referindo especificamente às Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). As declarações foram publicadas por Bolsonaro em sua conta no Twitter.

“Não existe possibilidade do governo aumentar a Cide para manter os preços dos combustíveis. O barril do petróleo caiu, em média, 30% (US$ 35 o barril). A Petrobras continuará mantendo sua política de preços sem interferências. A tendência é que os preços caiam nas refinarias”, tuitou o presidente.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Supremo Tribunal Federal faz nova reunião para tentar conciliação sobre tabela de frete

Ainda sem previsão de acordo entre caminhoneiros e o setor produtivo, o Supremo Tribunal Federal (STF) promoverá nesta terça-feira (10) uma reunião de conciliação sobre a tabela de frete.

O encontro foi pedido pela Advocacia-Geral da União (AGU) e adiou o julgamento das ações que contestam a lei que criou a tabela de frete.

A reunião será coordenada pelo ministro Luiz Fux, relator das ações que contestam a tabela.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Entidades gaúchas do Transporte de Cargas pedem para a EGR reajuste menor no pedágio

Em reunião no dia 3 de março as entidades do setor de Transporte Rodoviário de Carga (TRC) do Rio Grande do Sul debateram formas de estabelecer um diálogo com o governo gaúcho sobre a inviabilidade de um aumento de 51,8% na tarifa de pedágio para caminhões em rodovias estaduais administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), a partir de abril. A notícia do aumento foi divulgada na semana passada.

O encontro reuniu o presidente da Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas do RS (FETRANSUL), Afrânio Kieling, um dos diretores da entidade e conselheiro fiscal do SETCERGS, Frank Woodhead, o vice-presidente do SETCERGS, Mauro Dalla Valle, e o presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do RS (FECAM-RS), André Costa. Também estavam presentes o diretor-presidente da EGR, Urbano Schmitt, o diretor administrativo e financeiro da EGR, André Arnt, e o diretor técnico, Milton Cypel.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Situação jurídica dos motoristas da Uber: empregados ou prestadores de serviços?

Desde a sua estreia no Brasil, em maio/2014, assim como já tinha feito em outros países, a Uber revolucionou o modo de locomoção urbano. Seu grande diferencial é a possibilidade de solicitar um transporte de qualquer lugar, por meio de um aplicativo, por um preço inferior ao do Táxi. Atualmente, a empresa está presente em mais de 100 cidades, contando com um faturamento de quase um bilhão de dólares só no Brasil em 2018.

Afora isso, criou uma oportunidade de trabalho para milhares motoristas. O que era para servir como um trabalho provisório ou uma complementação de renda virou a principal fonte de trabalho para 70% dos 600 mil motoristas cadastrados na plataforma, dado a sua atuação por período superior a 45 horas semanais, segundo pesquisa mencionada pelo procurador do trabalho Rodrigo Carelli.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Mais uma decisão Liminar suspende Resolução da ANTT sobre CIOT

Em ação ordinária coletiva com pedido de tutela de urgência ajuizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logísticas de Santa Rosa – SINTRALOG, processo nº 5000741-97.2020.4.04.7115/RS, que tramita na 1ª Vara Federal de Santa Rosa - Rio Grande do Sul, foi deferido o pedido de tutela antecipada para determinar a suspensão dos efeitos da Resolução ANTT nº 5.862/2019 até que seja efetivamente possível optar pela IPEF ou pelo sistema integrado para cadastrar a operação de transporte e emitir o código identificador da operação de transporte – CIOT.

Nos termos da referida resolução, a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT tem o prazo de até 240 dias para adequar seu sistema. Ressaltamos que tal decisão abrange tão somente as empresas representadas pelo SINTRALOG.

Leia mais
Alexandre Rocha Alexandre Rocha

Com credibilidade e muito trabalho, mulheres ganham cada vez mais espaço no transporte rodoviário de cargas

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), um relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho brasileiro, as parcelas de mulheres de 30 a 49 anos ocupando cargos de gerência e diretoria no setor formal aumentaram de 32,3% e 31,9%, respectivamente, em 2003 para 39,2% e 42,4% em 2017. Além disso, o Índice de Igualdade de Gênero (GEI, de Bloomberg Gender-Equality Index, em inglês) de 2020 mostrou que, das 325 empresas pesquisadas, 39% tem metas públicas para aumentar a liderança feminina.

No transporte rodoviário de cargas (TRC), essa evolução também tem sido perceptível. De acordo com a diretora-executiva da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Edmara Claudino, a ascensão das mulheres no setor, ainda que de forma lenta, é gradual. “Percebemos inovações com a chegada das mulheres, isso é muito importante. Vejo também que, em outras áreas, a mulher tem ganhado seu espaço: temos bons exemplos na política, como as ministras da Agricultura e do Supremo Tribunal Federal, e tivemos recentemente a primeira mulher a ocupar o Tribunal Superior do Trabalho. É assim que conseguiremos nosso espaço, mostrando trabalho e competência. Essa divergência de gênero não deve mais existir”.

Leia mais